MEDALHA DE OURO

Nos jardins do Palácio da Liberdade, dia 15/10/99, o Professor Antônio José Barbosa recebeu a Ordem do Mérito Educacional no Grau de Grande Medalha.

A solenidade, presidida pelo Governador do Estado, Dr. Itamar Franco, contou com a participação ainda de Secretários, diversos deputados, de intelectuais e letrados, amigos e parentes dos homenageados, vindo de todas as regiões de Minas Gerais.

No exato momento em que o Professor Antônio Barbosa era condecorado, a Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais brindava os presentes com a bela melodia "Meus tempos de criança", de autoria do grande compositor Ataulfo Alves. Parecia ter o propósito de nos emocionar. Conseguiu.

A Ordem do Mérito Educacional foi instituída pelo Decreto nš 40.602 em 21 de setembro de 1999 e estruturada nos graus de Grande Medalha Educacional e Medalha de Honra do Mérito Educacional.

A Grande Medalha do Mérito Educacional, recebida pelo Prof. Antônio José Barbosa, é cunhada em OURO, na forma de medalhão, e nela estão gravados uma PENA simbolizando o magistério; um LIVRO a representar a sabedoria e a inteligência. Tem ainda um RAIO iluminado, que seria o efeito irradiador do conjunto dos símbolos.

A Medalha de Honra do Mérito Educacional é cunhada em prata, com as mesmas características da Grande Medalha.

Além da medalha, o Professor recebeu uma ROSETA e um DIPLOMA.

Pelo Decreto, a ROSETA poderá ser usada pelo agraciado, diariamente, em serviço, colocada ao peito.

Recomenda o Decreto que a Medalha seja usada no pescoço pelo agraciado, nas solenidades e nos Atos Oficiais a que comparecer, sustentadas por uma fita de gorgorão na cor verde. O Professor Antônio José Barbosa já possui outras condecorações, que a modéstia o impede de mostrar. Espero que, a partir de agora, passe a usá-las. Não será ostentação e sim uma demonstração de reconhecimento da sociedade à sua competência.

Como todo guidovalense já deve saber, o Prof. Antônio Barbosa foi Secretário Executivo do Ministério da Educação durante a gestão do Professor Murílio de Avellar Hingel.

Em linguagem popular, significa : Vice-Ministro da Educação.

Tem uma intensa vida acadêmica, iniciada na juventude em Juiz de Fora, continuada com muito labor e eficiência em Brasília.

Participou da equipe de transição na área de educação, no início do Governo de Itamar Franco. É, sem dúvida, merecedor da honraria que lhe foi conferida.

Marcando presença da Freguesia de SANTANA, o antigo SAPÉ, como bem gosta de dizer o meu amigo Bebeto Ramos; compareceram : Marcellus Cattete Reis Dornelas e o filho Alexandre, Professora Marta Ribeiral, minha esposa Lourdes e eu.

Conversamos animadamente com o homenageado, como se estivéssemos num descontraído bate-papo na Esquina, indiferentes ao burburinho, ao passa-que-passa de autoridades de todo tipo e escalão, aos discursos, saudações e agradecimentos.

Êta "minino impurdente" diria, vivo fosse, o saudoso vizinho; o Seu Manezim da D. Jovita do Chico do Padre.

Eu mais os guidovalenses presentes ficamos felizes, imaginem só então os seus pais, lá do céu : D. Geni e Sô Antônio Barbosa.

Professor Antônio José Barbosa , por justiça, a MEDALHA é toda sua; o orgulho é de todos nós, conterrâneos e amigos, que conhecemos e admiramos a sua luminosidade.

escrito por Ildefonso José Vieira - Dé do Zizinho do Marcílio